Arte & Cultura.

UMA FLOR NO DESERTO



Hoje começamos com grande alegria a escrever as primeiras considerações deste nosso espaço de abordagens culturais e artísticas, e creio que é pertinente antes de qualquer coisa colocar numa lupa a nossa matéria prima que é a arte. A partir do momento em que eu comecei a tomar conhecimento na prática do que seja arte, fui percebendo cada vez mais o quanto o mundo precisa dela. Da minha infância até hoje, aprender e apreender as manifestações artísticas tem se tornado uma prática prazerosa e cada vez mais constante, haja vista que decidi pelo caminho das artes cênicas como profissão. O bom do teatro é que nele podem se inserir todas as outras artes, e nesse processo criativo a gente vai ventilando tudo que precisamos para atingirmos a sensibilidade humana. Hoje, ouvimos com muita amiúde nos diálogos culturais questionamentos de como andam as artes e do que seja a arte. Enquanto arte-educador, sempre me percebo tendo que mostrar aos alunos na teoria e na prática que a arte não é só importante, mas fundamental. 

Obviamente, a leitura de mundo cultural de cada indivíduo é determinante para que ele aprecie ou não todas as nuances que as expressões artísticas proporcionam para dar cor ao acinzentado de alguns dias. No entanto, por mais que o contato com a arte seja subtraído na vida de uma pessoa, ela jamais deixará de estar com ela e à mercê dela. 

Ainda me deixa triste que muitas pessoas vejam arte como algo secundário. O mais paradoxal é que estas mesmas pessoas dentre tantos exemplos de apreciações de cultura, ouvem e precisam da música, vão ao cinema, assistem novelas, e não percebem que a arte é mais do que entretenimento, é inerente à formação humana. Sem que muitas vezes percebamos, temos contato com a arte desde a hora que acordamos até a hora de ir dormir. E sempre que fecho os olhos e imagino um mundo sem arte, vejo um vazio, um caos, um deserto árido sem cor e sem flores, onde a força e a beleza da poesia inexistem, e independente do tipo de arte apreciada por cada pessoa, o aprendizado e enriquecimento artístico e cultural de uma comunidade, de um povo, de um habitat, sejam lá em quais esferas sociais se entrelacem, inevitavelmente a configuram e a buscam como uma fuga para as prisões do corpo, da mente e da alma.

8 comentários:

  1. A arte está em nossas vidas, infelizmente as pessoas têm deixado de lado. Embora seja importante para o nosso desenvolvimento como pessoa.

    ResponderExcluir
  2. A arte está em nossas vidas, infelizmente as pessoas têm deixado de lado. Embora seja importante para o nosso desenvolvimento como pessoa.

    ResponderExcluir
  3. A arte está em nossas vidas, infelizmente as pessoas têm deixado de lado. Embora seja importante para o nosso desenvolvimento como pessoa.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns!
    Arte é tudo em nossas vidas.

    ResponderExcluir
  5. Realmente, mais do que entreter, a arte nos torna pessoas melhores e mais felizes, infelizmente o sistema em que estamos sujeitos dificulta a nós darmos a atenção que esta parte da vida exige.

    ResponderExcluir
  6. Como seria uma vida sem a arte? Como entenderia as cores, os amores, o sorrir e o sofrer!?

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.